Johnson & Johnson Medtech E HC-FMUSP Inauguram Laboratório De Treinamentos Em Cirurgia Minimamente Invasiva'


(MENAFN- PR Newswire)

Voltado a alunos e residentes de Medicina de todo Brasil, a JJMT trouxe para compor o espaço um modelo de treinamento em cirurgias minimamente invasivas consagrado na Universidade Católica do Chile, e oferecerá treinamentos a cerca de 250 alunos de todo o Brasil.

SÃO PAULO, 2 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Com apoio da Jonhson & Johnson MedTech Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP inaugura oficialmente em maio o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovações em Cirurgia (LEPIC), espaço dedicado ao treinamento de cirurgiões especialistas e médicos residentes em cirurgia minimamente invasiva. A previsão é de que nesse ano, cerca de 250 cirurgiões participem dos cursos, voltados à melhoria da performance.

Inicialmente direcionado aos alunos e residentes da FMUSP, o LEPIC agora oferecerá aulas sobre cirurgias minimamente invasivas nas áreas de cirurgia do fígado, do aparelho digestivo, do pâncreas, do esôfago, do estômago e do intestino abertas à participação de médicos de todo Brasil. Todos terão acesso a treinamentos em procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade em gastroenterologia.

O laboratório conta com uma estrutura completa de aprendizado, por meio do uso conjunto de plataformas de exercício convencional e feedback digital. Ali, os participantes têm à disposição cursos regulares, que abrangem desde os fundamentos da cirurgia minimamente invasiva até conceitos mais avançados, como o uso de big data e de Inteligência Artificial em cirurgias. Uma das estratégias adotadas para o ensino é o uso de jogos e simuladores, que possibilitam acelerar a curva de aprendizado.

'A parceria com o LEPIC reforça o nosso compromisso com a educação médica continuada e com a inovação. Por meio de uma plataforma digital, a presença do preceptor durante o treinamento não é mais necessária. Desta forma, os residentes podem ter horários flexíveis, adaptados às suas necessidades e personalizar o ritmo do seu treinamento', ressalta Elisabete Murata, diretora de Educação Científica da J&J MedTech para a América Latina. 'O LEPIC é a primeira instituição a implementar este sistema no Brasil e estamos felizes em fazer parte deste projeto'.

Além de treinar residentes e médicos em cirurgia minimamente invasiva, o espaço visa desenvolver programas de ensino, pesquisa e inovação das áreas cirúrgicas do Hospital das Clínicas nos campos da laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica. Segundo o professor da FMUSP e um dos idealizadores do projeto, Dr. Ivan Cecconello, 'o laboratório traz tecnologias que permitem o aprendizado por meio da inovação tecnológica e da criação de metodologias de treinamento cirúrgico', necessidade que cresceu muito, devido ao avanço e desenvolvimento da inteligência artificial dentro da Medicina.

Compromisso com o desenvolvimento de profissionais

A Johnson & Johnson MedTech apoiou o LEPIC com investimento em materiais e equipamentos voltados ao treinamento de cirurgiões. Uma das ferramentas permite o uso de uma metodologia de ensino à distância baseada em um aplicativo, onde os alunos praticam exercícios que ficam salvos em nuvem para serem analisados por uma rede de médicos preceptores. Ao receber feedback e ser avaliado por cirurgiões experientes, ele consegue evoluir tecnicamente, ganhar agilidade e trazer resultados melhores tanto para o paciente como para a instituição onde atua, por exemplo.

Assim, a proposta do LEPIC é aumentar o número de cirurgiões no Brasil habilitados em práticas de cirurgias pouco invasivas com uso de tecnologias digitais, diminuindo o número de complicações cirúrgicas, uma vez que os profissionais podem ter acesso a um volume maior de treinamentos e simulações por meio desses equipamentos e do aplicativo.

'Apoiar o desenvolvimento de profissionais de saúde e ampliar o acesso à educação médica de qualidade para a cirurgia são dois compromissos da Johnson & Johnson MedTech, que fomenta salas de inovação e de educação continuada em todo o mundo. A inauguração do LEPIC é mais um passo nessa jornada, em prol de resultados cada vez melhores para os pacientes e mais sustentabilidade para o sistema de saúde', comenta Gustavo Galá, presidente da J&J MedTech Brasil.

 'Entendemos que hoje, residentes precisam desenvolver habilidades e receber treinamentos como os que oferecemos, para que exerçam com segurança a sua atividade profissional', conta o vice-presidente do LEPIC e professor Dr. Luiz Carneiro. 'A Johnson & Johnson trouxe o modelo consagrado na Universidade Católica do Chile para cá, materializando o sonho de termos um centro que ofereça treinamentos de maneira integral aos nossos residentes.'

O livre-docente do Departamento de Gastroenterologia da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da FMUSP, Ricardo Zugaib Abdalla, completa: 'Vamos integrar as tecnologias e mostrar na prática o que elas podem fazer, para que alunos da graduação, residência médica, pós-graduação e até mesmo desenvolvedores de software e games cirúrgicos possam entender o que é uma sala cirúrgica'.

Sobre a Johnson & Johnson MedTech

Na Johnson & Johnson MedTech, ajudamos as pessoas a viver da melhor maneira possível. Com mais de um século de experiência, solucionamos os desafios mais urgentes no setor de saúde e damos passos ousados em direção a novos padrões de cuidados, melhorando a experiência de assistência médica das pessoas. Com soluções de cirurgia, ortopedia e intervenção, ajudamos a salvar vidas e preparamos o caminho para um futuro mais saudável para todos, em todos os lugares.

FONTE Johnson & Johnson MedTech

SOURCE Johnson & Johnson MedTech

MENAFN02062022003732001241ID1104315855


Legal Disclaimer:
MENAFN provides the information “as is” without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the provider above.